Projeto RAVES – UFF/Petrobras
A produção de petróleo offshore registrou grandes avanços no Brasil nas últimas décadas, alcançando a condição de autossuficiência e, em seguida, atingiu o seleto patamar de país exportador a partir das recentes descobertas de reservatórios de óleo e gás na camada Pré-Sal. Com aumento das atividades subsea, cresceu também a preocupação com o risco de impactos ambientais, provocados por eventuais vazamentos de gás e óleo no ambiente marinho.
Desta forma, uma avaliação quantitativa de presença de vazamentos de óleo e gás torna-se fundamental para a tomada de decisão no que diz respeito à necessidade ou não de ações mitigadoras. Assim, o projeto RAVES tem como objetivo desenvolver e aplicar técnicas de análise fluidodinâmica e métodos computacionais para detectar e quantificar vazamentos submarinos de óleo e gás através de imagens produzidas por ROVs.
Realização de experimentos que representam vazamentos reais e que são base para desenvolvimento de métodos de identificação e de quantificação de vazamentos.
Elaboração de modelos computacionais para calibração, com base nos experimentos de laboratório, e representação das análises em condições subsea.
Desenvolvimento do algoritmo para quantificação do vazamento a partir de imagem, considerando-se a calibração com dados de laboratório e a validação através da confrontação dos resultados com outros métodos.